Ao meu ver, sentir-se excluído é uma das piores sensações de todas. É como se todos te olhassem mas você fosse praticamente invisível, como se ninguém ali fosse sentir sua falta se você subitamente saísse correndo de lá, afinal ser invisível te dá essa vantagem: poder fugir sem ninguém perceber.
Ok, mas ninguém nunca quer fugir, e eu concordo: fugir nunca é a resposta. Quando você se sente excluído, você quer ser notado. Você quer chamar a atenção das pessoas. Você quer que elas realmente sintam sua presença, e acima de tudo: você não quer fugir. Quer provar para si mesmo que pode ser sim notado. Porque afinal de contas, somos seres humanos, e querendo ou não, só nos sentimos realizados ao estar em um grupo.
E talvez seja por essa nossa enorme vontade de estarmos em um grupo que nos tornamos completos idiotas. Veja bem: faz sentido querer a atenção de pessoas que não gostam de você - porque se gostassem teriam te notado - apenas para não ficar de lado?
Ninguém gosta de estar sozinho, mas cabe a nós entendermos que não é certo nem saudável forçar uma intimidade com pessoas que estão te excluindo. Você tem amigos, tem pessoas que realmente se importam e não precisa fazer com que o mundo inteiro se importe também.
Então toda vez que sentir-se deixado de lado, lembre das pessoas que gostam de você. Lembre que você não tem que fazer parte de um determinado grupo de pessoas para ser melhor. Você é você, não é a admiração dessas pessoas que irá te fazer ser alguém melhor ou pior.
Bjjs.. :)